Províncias

Instituto Médio chega ao Lubalo

Victorino Matias| Lubalo

O sistema de Educação no município do Lubalo, a cerca de 800 quilómetros da sede provincial da Lunda Norte, foi reforçado com a entrada em funcionamento do primeiro Instituto Médio Pré-Universitário (PUNIV), construído após a independência.A infra-estrutura escolar possui dez salas, para um universo de 1.350 estudantes, em três turnos lectivos.

O governador provincial, Ernesto Muangala, inaugurou a escola no quadro das comemorações do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, assinlado a 4 de Abril.  O administrador municipal do Lubalo, Tomás Muacabalo, garantiu estarem criadas as condições para o curso médio na região, mas informou que as aulas no Instituto Médio arrancam apenas no próximo ano lectivo, com mais de 300 estudantes.
No Instituto são ministrados cursos de Ciências Físicas/Bbiológicas, Jurídicas, Económicas, Ciências Sociais e Humanas. 
O corpo docente é constituído por jovens angolanos com agregação pedagógica, cedidos pela Direcção Provincial da Educação.   Alfredo Tchindombe, uma das autoridades tradicionais do Lubalo, considera louvável a iniciativa do Governo Provincial. Estão lançadas as bases para que a juventude e todos os habitantes do município possam elevar os seus conhecimentos e o nível de escolaridade.

 Educação e Saúde    

A par do II ciclo, o ensino primário no município do Lubalo foi igualmente reforçado, com o surgimento de uma nova escola, concebida para receber mais 500 crianças em idade escolar. O sector  da Educação, a par da Saúde  são os que mais crescem na localidade.
O governador provincial da Lunda Norte , Ernesto Muangala , inaugurou postos de saúde nas aldeias de Kaluata e Kalola. As infra-estruturas sociais foram erguidas com fundos do Programa Municipal Integrado de Combate à Pobreza.

Tempo

Multimédia