Províncias

Investidos milhões de kwanzas em projectos sociais

O Fundo de Apoio Social (FAS) na Lunda Norte investiu mais de 100 milhões de kwanzas na construção de duas escolas de seis salas de aula nos municípios do Chitato e Lubalo, um posto médico e residência para professores ainda nesta última localidade, revelou à Angop o seu director.

Construção de escolas nos municípios do Chitato e Lubalo permitiu a inserção de mais alunos no sistema normal de ensino da província
Fotografia: Nuno Flash

Fillas Frederico André adiantou que o projecto tem continuidade e este ano começou com a formação, há alguns dias, do pessoal das administrações municipais de Chitato, Cambulo e Lucapa, que desde já têm responsabilidade na identificação das prioridades a serem atendidas nas mesmas circunscrições.
A instituição perspectiva  erguer, a partir do ano em curso, campos multiuso, além de empreendimentos escolares e sanitários, visando o reforço da capacidade para o desenvolvimento das municipalidades.
Fillas André revelou que estão disponíveis cerca de 10,2 milhões de dólares para  projectos na globalidade, que contam com uma componente pedagógica, para a formação dos actores comunitários, entre outros promotores do desenvolvimento na região.
A conclusão do mercado municipal do Chitato e a recuperação do Centro de Formação Feminina em estado de progressiva degradação, por falta de utilização, no bairro Camaquenzo-1, são também preocupações e há estratégias para a retomada das duas infra-estruturas que haviam passado para a gestão da Administração Municipal.
O Fundo de Apoio Social (FAS) na província da Lunda Norte realizou, na cidade do Dundo, um seminário sobre o “Lançamento dos Estágios 1 e 2”, inserido no Projecto para o desenvolvimento dos municípios do Chitato, Cambulo e Lucapa. A vice-governadora provincial, Angélica Nené Curita, lembrou na abertura do encontro que o FAS é um parceiro estratégico do Executivo ao nível da construção e reabilitação de infra-estruturas sociais e na a­plicação de programas de combate à pobreza.

Infra-estruturas escolares


Infra-estruturas escolares e sanitárias, financiadas pelo FAS, são construídas nos municípios do Chitato e Lubalo e apelou aos participantes, quadros das administrações municipais, a terem o domínio dos conteúdos em abordagem na reunião, por serem úteis na elaboração de programas de criação de novos empregos, entre outros benefícios para os munícipes.
No encontro, foram debatidos temas como “Projecto de Desenvolvimento Local como Desafio de Base no 4º Crédito do Fundo”, “ O Agente de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (Adecos)”, “O Encadeamento entre o Projecto de Desenvolvimento e as Administrações Locais”, “A Constituição das Unidades Técnicas Municipais e Grupos de Trabalho dos Municípios de Cambulo, Chitato e Lucapa”.
O seminário, o primeiro do género, decorreu sob o lema “Sustentemos os projectos municipais para o desenvolvimento local”, na Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte.
O evento teve o apoio do Ministério da Administração do Território (MAT).

Tempo

Multimédia