Províncias

Lançada vacina contra pneumo-13

Victorino Matias| Dundo

Milhares de crianças da província da Lunda-Norte vão ser vacinados contra a pneumo-13, para se protegerem da pneumonia, meningite, infecções de ouvido e outras doenças. A campanha foi lançada sábado, na cidade do Dundo.

O director provincial da saúde, José Pedro António, recordou que com a campanha pretende-se intensificar a vacina de rotina, visando imunizar as crianças menores de um ano de idade contra as várias doenças.“A inserção da vacina “pneumo -13” no calendário de vacinação vai reduzir, de forma significativa, a taxa de mortalidade infantil no país”, sublinhou, aconselhando a população a levar os menores aos postos de vacinação.
Com a vacina, disse, as crianças vão estar melhor protegidos, caso cumpram com o calendário de vacinação contra a pneumonia e doenças respiratórias, consideradas a segunda maior causa de mortalidade infantil. A “pneumo-13” é uma vacina pneumocócica associada, que protege a criança contra 13 serotipos da bactéria pneumococo, que causam doenças como a pneumonia, otite média e aguda, meningite, ostiomielite, entre outras. O administrador municipal adjunto do Chitato, Ernesto Tambué, pediu a colaboração da população e incentivou-a a aderir à campanha, de modo a proteger às crianças de diversas patologias. A vacina “pneumo – 13” foi lançada em todo o país no dia três de Junho.

Tempo

Multimédia