Províncias

Lueji a´Nkonde realiza conferência

Armando Sapalo | Dundo

A Universidade Lueji a´Nkonde, com representação nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Malanje, promove amanhã e sexta-feira, no Dundo, uma conferência internacional, sob o tema “Uma Angola segura, rumo ao desenvolvimento sustentável”.

Uma nota de imprensa da reitoria da universidade, enviada quinta-feira ao Jornal de Angola, esclarece que a conferência vai servir para abordar assuntos relacionados com os progressos políticos, sociais e económicos alcançados pelo país, desde o alcance da paz.
O evento, de acordo com a nota, vai realizar-se no quadro das comemorações do 7º aniversário da criação da Universidade Lueji a´Nkonde, que se assinala a 23 deste mês.
O encontro, que vai juntar, no auditório da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte, académicos nacionais e estrangeiros, se afigura oportuno para a divulgação das acções do Executivo voltadas para a criação de melhores condições de vida para a população. Além disso, segundo a nota, a conferência internacional sobre o desenvolvimento sustentável de Angola reveste-se de grande importância, uma vez que representa uma soberana ocasião para a difusão das políticas nacionais de promoção e protecção dos direitos humanos e garantias das liberdades fundamentais no país.
Os participantes ao evento, entre os quais docentes e estudantes universitários, investigadores, governantes e membros da sociedade civil, vão igualmente reflectir sobre acções e perspectivas que visam encontrar soluções tendentes à redução da fome, pobreza e erradicação de fenómenos, como insegurança e instabilidade social.
A nota sublinha que estão também convidados à conferência responsáveis das forças de defesa e segurança, de distintos departamentos ministeriais, gestores públicos, investidores privados, profissionais de seguros e de outras empresas públicas. A conferência intencional, salienta a nota, destina-se à valorização e à projecção da capacidade técnica e dos esforços empreendidos pelos angolanos, com vista a permitir ultrapassar as dificuldades para o alcance do desenvolvimento harmonioso do país.
A conferência, que vai discutir, analisar, reconhecer e propor soluções para o desenvolvimento sustentável, é uma iniciativa paralela ao Plano Nacional de Formação de Quadros, um instrumento do Executivo para a implementação da estratégia de promoção de emprego e valorização de recursos humanos nacionais.
A conferência vai contar com sete painéis, com temas relacionados à “Ordem e segurança nacional”, “Tecnologias de informação e comunicação”, “A segurança alimentar e nutricional”, “Higiene e saúde no trabalho” e a “Segurança social e doenças profissionais”.
Temas como a “Protecção ambiental e mudanças climáticas”, “Toxicologia”, “Biossegurança”, “Bioterrorismo e segurança”, “Ética na investigação cientifica” e “Segurança jurídica” também fazem parte da conferência internacional, sob a égide da Universidade Lueji a´Nkonde.

Tempo

Multimédia