Províncias

Milhões de kwanzas para merenda escolar

O Governo da Lunda Norte disponibilizou, este ano, para a cobertura do programa merenda escolar, 434 milhões de kwanzas, informou o governador provincial no encerramento do seminário de capacitação dos professores.

Projecto tem como objectivo diminuir os índices de absentismo nas escolas da Lunda Norte
Fotografia: Domingos Cadência

Ernesto Muangala disse que o dinheiro vai ser gerido pelas administrações municipais, por serem unidades orçamentais independentes, referindo que as repartições municipais da Educação ao tornarem-se unidades orçamentais foram contempladas com 48 milhões de kwanzas, excepto o município de Lucapa, que recebeu mais de 50 milhões para cobrir o programa de merenda escolar.
O governador Ernesto Muangala fez saber  que os institutos médios e as escolas pré-universitárias, como órgãos independentes, possuem um orçamento próprio e cada um recebe um valor acima de cem milhões de kwanzas para sua gestão.
Disse que o sector social foi o mais beneficiado, tendo a Direcção Provincial da Educação recebido cinco mil milhões de kwanzas para pagamentos de salários e despesas com bens e serviços.
O Executivo, disse, presta maior atenção à área social onde se destaca o sector da Educação, que recebe mais recursos financeiros.
 “Esperamos que os recursos que o Estado disponibilizou sirvam de facto as nossas populações, garantindo que os seus filhos sejam formados”, concluiu Ernesto Muangala. A província da Lunda Norte, com nove municípios, possui mais de um milhão de habitantes.

Tempo

Multimédia