Províncias

Mulheres aplaudem obras de impacto social

Isidoro Samutula | Dundo

Mulheres de vários estratos sociais do município do Chitato constataram, na cidade do Dundo, o nível de desenvolvimento da região, face aos equipamentos sociais construídos nos últimos cinco anos pelo Executivo, que permitiram a melhoria da qualidade de vida da população.

Fotografia: JAimagens


Trata-se dos projectos de captação e de distribuição de água do Luachimo, estação de tratamento de água da Centralidade do Mussungue e o Hospital Materno Infantil do Samacaca.
As visitantes receberam explicações de como ocorre o processo de captação, tratamento e distribuição de água à população. De igual modo, ficaram a saber do funcionamento do Hospital Materno Infantil, completamente concluído e pronto para receber pacientes no próximo ano.
O governador provincial da Lunda Norte, Ernesto Muangala, disse que as mulheres foram convidadas a visitar os equipamentos sociais para melhor serem elucidadas sobre as acções que têm sido realizadas pelo Executivo nos últimos cinco anos, que visam dar outra qualidade vida à população. 
Ernesto Muangala esclareceu que, na província, são vários os empreendimentos sociais concluídos e em curso que, com certeza, vão melhorar a qualidade de vida da população e diminuir a procura dos serviços sociais  básicos. Informou que o hospital materno infantil foi o primeiro a ser construído na província e, referiu, constituía uma necessidade para a população que dependia dos serviços da maternidade do Hospital Central do Dundo, cuja capacidade, actualmente, já não suporta o aumento do número de mulheres.
Por esta razão, sublinhou que houve necessidade da construção de um hospital materno infantil para melhorar o atendimento das mulheres e crianças e garantiu que a unidade sanitária começa a funcionar em breve, tão logo termine o trabalho de apetrechamento.
Relativamente ao abastecimento de água potável, Ernesto Muangala referiu que constitui uma prioridade do governo da província, que pretende ver a população a consumir água em melhores condições, de forma a evitar doenças. Neste âmbito, o governo da província tem construído infra-estruturas no sector das Águas para garantir o abastecimento do produto à população.
Das acções ainda em curso, destacou a construção do sistema de captação de água do Luachimo e da nova Centralidade do Mussungue,  reabilitação e construção de um reservatório da captação do Mussungue, que serve para abastecer a  cidade do Dundo.Tudo isso, de acordo com o governador provincial, demonstra o esforço do Executivo em garantir o precioso líquido à população.
Além destes empreendimentos, há outros que se encontram concluídos e serão também visitados de acordo com o programa da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher e da Administração Municipal do Chitato.
As mulheres manifestaram a sua satisfação com a iniciativa do governo da província de  dar a conhecer o que está a ser feito para o desenvolvimento da região, com a construção de vários empreendimentos sociais. Madalena Muiza, funcionária pública,  reconheceu que há um esforço do Executivo em garantir melhores condições de vida para a população.
Madalena Muiza considera os empreendimentos sociais visitados de grande impacto para a vida da população, referindo que vão contribuir para a diminuição da procura de água potável e para a garantia de uma melhor assistência médica e medicamentosa.
O professor Domingos Gomes, que também fez parte da delegação, louvou a iniciativa do governo da província, afirmando que a população da cidade do Dundo está bem servida com a construção de infra-estruturas no sector das Águas e com os investimentos na área da Saúde.

Tempo

Multimédia