Províncias

Município com novas obras sociais

Isidoro Samutula | Xá-Muteba

A comuna do Yongo, no município do Xá-Muteba, passou a dispor desde o fim-de-semana de mais infra-estruturas sociais, com destaque para um centro de saúde, uma escola e um sistema de captação de água.

A comuna do Yongo, no município do Xá-Muteba, passou a dispor desde o fim-de-semana de mais infra-estruturas sociais, com destaque para um centro de saúde, uma escola e um sistema de captação de água.
Os empreendimentos foram inaugurados pelo governador provincial da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, no âmbito do programa que visa melhorar as condições de vida da população.
O centro de saúde de Yongo, na província da Lunda-Norte, o maior do município, tem capacidade para 20 camas e acolhe pacientes das áreas de pediatria e de mediina.
O estabelecimento conta com uma sala de tratamento, de hidratação oral e de espera, com capacidade para 20 pessoas, bem como um consultório médico.
A unidade sanitária, totalmente apetrechada, vai funcionar, numa primeira fase, com cinco enfermeiros, esperando-se um reforço do grupo, nos próximos dias, com enfermeiros e médicos cubanos.
O governador provincial salientou que as autoridades decretaram 2012 como o “ano da saúde”, o que determinou a construção de várias unidades sanitárias a nível da Lunda-Norte.
No âmbito da expansão da rede sanitária no Xá-Muteba, Ernesto Muangala inaugurou, no bairro Lumo, a cerca de 41 quilómetros da sede municipal, um posto de saúde para prestar os primeiros socorros a mais de seis mil habitantes.
O posto de saúde, composto por uma enfermaria, um consultório médico, uma sala de tratamento, uma farmácia e uma sala de espera com dez lugares, vai funcionar com dois técnicos e uma auxiliar de limpeza.O centro médico do Yongo recebeu do governador provincial Ernesto Muangala uma ambulância.

Rede escolar

A nível do sector da Educação, o município do Xá-Muteba recebeu duas escolas, uma do ensino primário e outra do primeiro ciclo do ensino secundário.
A escola da comuna do Yongo, de seis salas, vai albergar 2.144 alunos, que estudavam em estabelecimentos distantes da sede comunal.A instituição, que acolhe também crianças que estudavam em igrejas, conta com 14 professores e vai funcionar em três turnos, com alunos da iniciação à nona classe.
A escola primária de cinco salas, inaugurada no bairro Samba, recebeu 1.095 alunos, que beneficiaram de materiais didácticos, mochilas e brinquedos.

Abastecimento de água


O governador Ernesto Muangala, no âmbito do programa “Água para Todos”, inaugurou um sistema de captação de água, no bairro Domingos Vaz, com capacidade para bombear 33 metros cúbicos por hora, e um reservatório de 45 metros cúbicos.Um sistema de distribuição por gravidade para seis chafarizes foi também instalado, numa primeira fase, assim como oito ligações domiciliárias.
A infra-estrutura, que levou cinco meses a ser concluída, beneficia cerca de nove mil habitantes. Foram também inaugurados cinco furos de água em vários bairros do município do Xá-Muteba.

Tempo

Multimédia