Províncias

Município tem novas infra-estruturas

Victorino Matias| Dundo

Duas escolas com oito salas cada e um pavilhão materno-infantil, equipado com materiais modernos, foram inaugurados esta semana no Dundo, pelo governador provincial, Ernesto Muangala, no quadro do Programa de Combate à Pobreza.As salas de aulas, construídas nos bairros do Samacaca e do Carinhenga, vão acolher, em três períodos, 1.920 alunos do ensino primário e do primeiro ciclo, no próximo ano lectivo.

Escolas estão dotadas de meios técnicos de modo a facilitar os trabalhos de pesquisa aos alunos
Fotografia: Dombele Bernardo

Montadas pela empresa Fiana, as escolas pré-fabricadas foram concluídas em três meses.O pavilhão da maternidade foi erguido no recinto do Hospital Municipal do Chitato e tem capacidade para 40 camas, divididas em quatro salas de internamento, salas de pré-parto, parto e áreas de serviço.
O director do hospital, Alberto Lubamba, disse que o pavilhão vai oferecer conforto e dignidade aos pacientes e aos profissionais da saúde. “Houve a necessidade de se construir este pavilhão, de forma a permitir que as gestantes tenham condições dignas, já que as anteriores instalações não ofereciam comodidade para acudir à situação que se exigia”, explicou.
Alberto Lubamba referiu que, actualmente, o hospital conta com uma equipa médica constituída por 37 profissionais, entre médicos ginecologistas-obstetras, pediatras, técnicos de obstetrícia e enfermeiros.
Mais de 2.600 partos foram realizados nas antigas instalações da maternidade do hospital em 19 meses, período em que esteve encerrado, temporariamente, o Hospital Central da Lunda Norte.

Tempo

Multimédia