Províncias

Novo centro de saúde para o bairro Caxinde

A população do bairro Caxinde, no município do Chitato, na Lunda-Norte, dispõe, desde quarta-feira, de um centro de saúde totalmente apetrechado com meios técnicos.

Nova infra-estrutura sanitária vai ajudar a descongestionar os hospitais de referência
Fotografia: Benjamim Cândido|Dundo

A população do bairro Caxinde, no município do Chitato, na Lunda-Norte, dispõe, desde quarta-feira, de um centro de saúde totalmente apetrechado com meios técnicos.
A infra-estrutura foi inaugurada pelo vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Lino dos Santos, no âmbito das actividades do 4 de Julho, dia da província.
O centro conta com três consultórios destinados a consultas de pré-natal, ginecologia e pediatria. Tem também duas salas de observação com capacidade para cinco camas cada, uma sala de planeamento familiar, sala de aconselhamento, sala de vacinação, farmácia e dois depósitos de medicamentos.
A construção da unidade sanitária, que custou 450 milhões de kwanzas, teve a duração de 60 dias. A assistência à população vai ser garantida por três médicos, sendo um pediatra, um ginecologista e outro de medicina geral, além de dez enfermeiros.
O vice-governador disse que o Executivo está empenhado em levar os serviços de saúde mais próximo das populações, para que deixem de percorrer vários quilómetros em busca de assistência médica e medicamentosa.
Lino dos Santos lembrou que o Governo da Lunda-Norte proclamou o ano 2012 como sendo o da saúde e a inauguração do centro é um gesto que visa dar resposta aos desafios para este ano.
Outras acções semelhantes vão ser levadas a cabo em várias localidades da província da Lunda-Norte para que a população possa ter os serviços de saúde mais próximo e diminuir as enchentes que se verificam em muitas unidades sanitárias de referência.

Tempo

Multimédia