Províncias

Novo centro de saúde para o bairro Caxinde

Isidoro Samutula |Dundo

Um centro de saúde materno-infantil foi inaugurado na última quarta-feira no bairro Caxinde, município do Chitato, província da Lunda-Norte.

Um centro de saúde materno-infantil foi inaugurado na última quarta-feira no bairro Caxinde, município do Chitato, província da Lunda-Norte.
A unidade foi inaugurada pelo vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Lino dos Santos, no âmbito das actividades comemorativas dos 34 anos da criação da província da Lunda-Norte, assinalado no passado dia 4.
Apetrechado com os meios técnicos necessários, o centro possui áreas de consultas de pré-natal, ginecologia e pediatria.
Possui ainda duas salas de observação com cinco camas cada e vários compartimentos para planeamento familiar, aconselhamento, serviços de vacinação, farmácia e dois depósitos de medicamentos.
A referida unidade sanitária, que custou aos cofres do Estado cerca de 450 milhões de kwanzas, foi construída num período de dois meses e vai funcionar com três médicos, sendo um pediátrico, um ginecologista e outro para medicina geral e dez enfermeiros.
O vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Lino dos Santos, afirmou que o Executivo está empenhado em levar os serviços de saúde para mais próximo das populações. Lino dos Santos lembrou que o governo da Lunda-Norte proclamou o ano 2012 como sendo o de saúde. 
O soba Munangawevo, do bairro Caxinde, assegurou que o centro de saúde vai contribuir grandemente para a melhoria da vida dos habitantes, que deixam de percorrer distâncias em busca de assistência médica e medicamentosa.

Tempo

Multimédia