Províncias

Parteiras locais estão a receber novas técnicas

As parteiras tradicionais da comuna do Luachimo, Chitato, frequentam até quarta-feira, no Dundo, uma acção de formação integrada nas comemorações do Dia da Mulher Rural na Lunda Norte.

O administrador comunal disse que o objectivo da iniciativa, que inclui uma palestra subordinada ao tema “O Papel da Parteira Tradicional”, é dotar as participantes de conhecimentos que lhes permita prestar um serviço de qualidade e diminuir “graves complicações” que com frequência se verificam durante os partos.
Domingos Alberto lembrou que o Executivo continua a promover palestras e seminários sobre a importância do trabalho das parteiras tradicionais e dotá-las de meios próprios para o exercício da actividade com a intenção de diminuir o número de mortes materno-infantis.
A directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Domingas Martins, ratificou os objectivos da formação e a enfermeira Maria João referiu a importância da participação das parteiras tradicionais no sector da saúde por trabalharem muitas vezes em zonas onde não há unidades sanitárias. A Direcção da Família e Promoção da Mulher na Lunda Norte tem o registo de 458 parteiras tradicionais, 208 das quais no Chitato.
No âmbito das comemorações do Dia da Mulher Rural, 15 de Outubro, foram entregues utensílios de trabaqlho às parteiras tradicionais do Lóvua, Luachimo, Lucapa e Cambulo.

Tempo

Multimédia