Províncias

Plano de desenvolvimento avança em Cambulo

Armando Sapalo | Cambulo

As autoridades da Lunda Norte vão, a partir do próximo ano, expandir as redes escolar e sanitária, e reforçar os níveis de produção agrícola no município do Cambulo, anunciou o governador da província.

Uma das principais vias do município de Cambulo onde as autoridades locais projectam expandir a rede escolar e sanitária
Fotografia: Benjamin Cãndido |

Ernesto Muangala, que falava à margem da reunião ordinária do Governo Provincial, realizada naquela municipalidade, pediu aos responsáveis maior rigor na gestão da coisa pública e garantiu que nos próximos dois anos vai ser construído em Cambulo um centro materno infantil, além de ser reabilitado e modernização o hospital sanatório.
O futuro centro vai ser equipado com meios modernos de diagnóstico e reforçado em recursos humanos qualificados, para fazer face à progressão das doenças infecciosas a nível do município. 
Estas medidas, frisou o governador, devem ser desenvolvidas com o maior dinamismo possível, ao mesmo tempo que disse esperar uma gestão participativa dos munícipes.
No Cambulo está igualmente em curso o Programa de Fomento Habitacional.
Até ao momento, das 200 casas contempladas para o município 50 estão concluídas, sendo que as restantes vão ser construídas nas comunas, para evitar a fuga de quadros locais. O sector da Energia e Águas está bem servido. Na vila do Nzagi, esclareceu o governador, começaram as obras de reabilitação e ampliação da estação de produção, tratamento e distribuição de águas, que está a ser financiado pela linha de crédito da China.
No âmbito do Programa de Investimentos Públicos, está em curso na província a instalação do sistema de energia, assegurado por painéis solares.
Este sistema de energia renovável, explicou o Ernesto Muangala, visa garantir a iluminação pública, funcionamento dos semáforos para a regulação do trânsito e edifícios públicos, como postos, centros de saúde e esquadras da Polícia.

Reabilitação das vias

A reabilitação das principais vias rodoviárias também está prevista, a médio prazo, para facilitar a circulação entre o município do Cambulo e outras regiões, como a do Chitato e Lucapa. Para a concretização destes projectos, estão em curso as obras de reabilitação e colocação de asfalto do troço Dundo-Nzagi, num percurso de 90 quilómetros. Também estão a ser feitos trabalhos de terraplanagem dos outros 120 quilómetros de estrada que ligam os municípios de Cambulo e Lucapa. A rede viária urbana da vila mineira do Nzagi está também a ser asfaltada.

Colaboração de todos

Durante a reunião do Governo Provincial, Ernesto Muangala apresentou a nova administradora municipal de Cambulo, Elisa Solange de Almeida, a quem pediu maior celeridade no desenvolvimento dos projectos sociais, destinados a melhorar a vida dos habitantes locais.
A nova administradora disse que quer contar com todas as forças vivas da região, para uma conjugação de esforços no desenvolvimento harmonioso do município. Por isso, solicitou a colaboração das autoridades tradicionais, associações, líderes religiosos e empresários no sentido de se aliarem aos esforços a serem empreendidos pela Administração Municipal, com vista a proporcionar melhores condições de vida às populações.

Tempo

Multimédia