Províncias

Programa de prioridades para Lucapa foi apresentado à população da região

Victorino Matias | Lucapa

A administradora do Lucapa, Lunda-Norte, disse que entre as prioridades do município estão o abastecimento de energia eléctrica e água potável, construção de escolas e centros médicos, recuperação das vias de acesso e saneamento básico.

Entre as prioridades figuram a reabilitação e construção de infra-estruturas ligadas sobretudo aos sectores da Saúde e da Educação
Fotografia: Jornal de Angola|

A administradora do Lucapa, Lunda-Norte, disse que entre as prioridades do município estão o abastecimento de energia eléctrica e água potável, construção de escolas e centros médicos, recuperação das vias de acesso e saneamento básico.
Isabel Gregório, que fez a revelação ao apresentar o programa da administração municipal à população, afirmou que vão ser realizadas acções concretas para a erradicação do analfabetismo, com a construção de mais escolas nas localidades distantes da cidade e que na saúde a aposta é criar postos e centros para reduzir a mortalidade materno infantil.

Apoio à agricultura

A administração municipal do Lucapa, referiu, vai igualmente participar no combate à pobreza, ajudando camponeses e cooperativas agrícolas com instrumentos de trabalho e sementes.
Para concretização deste programa, declarou, o Executivo tem disponibilizado verbas para o crédito de campanha agrícola, que se destinam a fortalecer e diversificar as culturas e o Governo Provincial colocou à disposição dos camponeses organizados em associações e cooperativas mais de 22 mil hectares de terra já desbravadas. As autoridades provinciais e administrativas, disse, prestam assessoria técnica e distribuem sementes e fertilizantes e apesar da Lunda-Norte não dispor ainda de uma brigada de mecanização agrícola, as perspectivas são animadoras.
O Governo Provincial da Lunda-Norte, revelou a administradora, adquiriu 75 toneladas de sementes de milho, dez de feijão e de arroz destinadas aos agricultores como forma de incentivo.

Baixa produção

Na anterior época agrícola foram colhidas 1.455 toneladas de produtos diversos, o que ficou aquém do previsto, lamentou a administradora e prometeu maior empenho dos quadros da administração municipal para se ultrapassarem dificuldades do ponto de vista técnico e material. Com maior empenho, referiu, as colheitas podem melhorar significativamente e contribuírem para o êxito do combate à pobreza.

Tempo

Multimédia