Províncias

Progresso chega ao município do Cuilo

Victorino Matias| Cuilo

A população do Cuilo, na província da Lunda-Norte, passa a dispor, a partir deste mês, de água potável, com a inauguração, na quarta-feira, da estação de captação e tratamento de água pelo administrador municipal, Pedro Blair.

Novas infra-estruturas de impacto social e económico começam a ser inauguradas no âmbito do Programa de Combate à Pobreza
Fotografia: Benjamim Cândido

A população do Cuilo, na província da Lunda-Norte, passa a dispor, a partir deste mês, de água potável, com a inauguração, na quarta-feira, da estação de captação e tratamento de água pelo administrador municipal, Pedro Blair.
Localizado na margem do rio Cuilo, o sistema é sustentado por um grupo gerador de 150 KVA, com capacidade para bombear 60 a 80 metros cúbicos de água por hora.
A par da construção da estação de captação, estão a ser montados, numa primeira fase, dez chafarizes, um sistema de tubagem e canalização de águas para as residências, com vista a permitir que toda população da sede municipal tenha acesso a água potável.
A instalação de iluminação pública, construção de residências para quadros e outras infra-estruturas de impacto social e económico fazem igualmente parte dos novos equipamentos a serem inaugurados nos próximos dias. Pedro Blair disse que, neste momento, estão em fase de conclusão seis residências para quadros dos sectores da Educação e Saúde e a restauração da rede eléctrica.
As primeiras 50 casas evolutivas de um total de 200 previstas a nível do município vão ser entregues à população no próximo mês de Outubro. Erguidas numa área de 500 metros quadrados, vão igualmente ser construídos uma escola, posto médico, espaços de lazer e outros equipamentos sociais.
O quadro de desenvolvimento do município vai ser completado com a construção, a partir de Setembro, da agência do Banco de Poupança e Crédito (BPC), para evitar a deslocação dos funcionários públicos e da população à vizinha província da Lunda-Sul.
Na mesma altura, entra ainda em funcionamento o Balcão Único do Empreendedor (BUE), no âmbito das políticas do Executivo destinadas a incentivar a criação de médias e pequenas empresas e novos postos de trabalho. As obras de construção do balcão BUE  esutão executadas em cerca de 75 por cento, aguardando apenas pela chegada do material de revestimentos de interiores, como mosaicos, tintas, caixilharias, entre outros acessórios técnicos.
Pedro Blair assegurou que está em curso a construção de infra-estruturas para a ocupação dos tempos livres da juventude, com realce para a casa comunitária e para a melhoria da zona turística do Tchibuba.O soba António Ngueja mostrou-se satisfeito com as acções e encorajou o Executivo a prosseguir com as políticas que visam reduzir as assimetrias regionais, prestando maior atenção às zonas rurais.
O município do Cuilo tem uma população estimada em cerca de 50 mil habitantes, maioritariamente camponeses.

Tempo

Multimédia