Províncias

Reforçadas acções de apoio à juventude da Lunda Norte

Isidora Samutula|Dundo

O Governo Provincial da Lunda Norte vai continuar a apoiar  os jovens, com a execução de programas que fomentem o acesso ao emprego e formação profissional, à educação e ensino, habitação, saúde, desporto e lazer, segurança e a diminuição da delinquência, disse ontem o  vice-governador para Infra-estruturas e Serviços Técnicos.

Lino dos Santos disse  que o Governo está empenhado  na abordagem e  solução dos problemas da juventude que passam pela efectivação dos projectos.
Para isso, o vice-governador disse ser fundamental que os jovens tenham ideias precisas que possam contribuir para o desenvolvimento do país, não perdendo o tempo com atitudes impróprias.
Lino dos Santos realçou que o surgimento de várias infra-estruturas habitacionais na província é um factor fundamental para a melhoria da qualidade de vida da juventude. “Destaco a construção do bairro social da juventude, surgimento do projecto habitacional de 200 fogos em todos os municípios, a centralidade do Mussungue,   a Universidade Lueji a’Nkonde e os centros de formação profissional como projectos que estão a dar resposta às carências e aos anseios da jovens.”
O vice-governador afirmou que o Governo está consciente das necessidades da juventude que ainda não foram materializadas, dai garantir um esforço para a solução dos   problemas de forma  a proporcionar oportunidade de afirmação pessoal e profissional dos jovens. 
Lino dos Santos referiu que a juventude vai continuar a ser a força impulsionadora no desenvolvimento do país, demonstrando acções, atitudes e comportamentos que devem nortear esta camada da população na busca de soluções que visam o bem-estar de todos os cidadãos.
O secretário Conselho Provincial da Juventude, André Camilo Júnior, chamou a atenção dos jovens para desenvolverem o espírito empreendedor de forma a contribuírem para o processo da diversificação da economia do país.

Aposta na formação

André Camilo Júnior sublinhou a importância da necessidade dos jovens desenvolverem as suas capacidades intelectuais, apostando na formação académica e profissional sempre com comportamento exemplar. “Apelo aos jovens a absterem-se do consumo exagerado de bebidas alcoólicas,  delinquência, drogas, aborto e de outras práticas que comprometem o futuro da sociedade.”

Tempo

Multimédia