Províncias

Reforçado stock no Hospital de Lucapa

João Silva | Lucapa

O serviço de hemoterapia do Hospital Municipal de Lucapa, na província da Lunda Norte, está com os stocks de sangue mais reforçados, desde ontem, em consequência de uma campanha de doação do produto, feita pelo núcleo local da Brigada de Jovens Solidários.

Cresce cada vez mais o número de jovens que aderem às campanhas de doação de sangue a nível das unidades hospitalares
Fotografia: Nilo Borge

Durante a campanha, denominada “Lucapa Vermelho”, foram colhidas 92 bolsas de sangue, que vão dar outro impulso à capacidade de resposta do hospital para os 40 casos de transfusões realizados diariamente.
Para materializar a actividade, a brigada solidária contou com a participação de 150 jovens afectos às Forças Armadas Angolanas (FAA), Polícia Nacional, Protecção Civil e Bombeiros e pessoas singulares.
A campanha surge em resposta aos grandes apelos deixados pelas autoridades sanitárias sobre a necessidade de doação de sangue, para fazer face à subida acentuada dos índices de mortalidade, principalmente de crianças, por malária severa, e de jovens e adultos vítimas de acidentes de viação.
O director municipal da Saúde do Lucapa, Adolfo Cativa, que agradeceu o gesto dos jovens solidários, explicou que a campanha, que é a terceira realizada no Hospital Municipal do Lucapa, teve uma grande dimensão, comparada às duas primeiras. Adolfo Cativa esclareceu que este aspecto positivo tem a ver com o facto da Brigada Jovens Solidários ter conseguido agora mobilizar centenas de efectivos das FAA, Polícia Nacional e da Protecção civil e Bombeiros, e daí os vários balões de sangue colhidos.
O responsável sanitário incentivou os jovens e adultos a juntarem-se à causa, criando a cultura solidária de doar sangue, uma vez que este gesto ajuda a salvar muitas vidas.
A secretária executiva da Brigada de Jovens Solidários da Lunda Norte, Joana Vaz, afirmou que a campanha de doação de sangue atingiu os objectivos preconizados, tendo em conta a quantidade do produto colhido.
A jovem adiantou que, no âmbito das actividades programadas pela organização, além de responder aos constantes apelos das unidades sanitárias e solicitações de pessoas que precisam de ajuda em sangue, está prevista para a próxima sexta-feira uma campanha de informação contra a sinistralidade rodoviária.
No próximo dia 25 de Junho, a instituição vai realizar ainda uma campanha de doação de sangue, em que se pretende reunir mais de 300 jovens dadores. A Brigada Jovens Solidários da Lunda Norte foi criada a 9 de Maio de 2015, num acto que marcou igualmente a abertura da campanha de doação de sangue, denominada “Dundo Vermelho”. Desde essa altura, a brigada já doou cerca de mil bolsas de sangue.

Tempo

Multimédia