Províncias

Ruas de Calonda estão melhor iluminadas

Isidoro Samutula | Lucapa

A localidade do Calonda tem um novo sistema de iluminação pública, inaugurado pelo governador da província da Lunda Norte, Ernesto Muangala, para garantir mais segurança às pessoas que andam na rua à noite e diminuir a delinquência.

O governador Ernesto Muangala (ao centro) inaugurou o novo sistema de iluminação pública da localidade de Calonda
Fotografia: Benjamim Candido | Lucapa

A instalação da iluminação pública na localidade mineira contempla, neta primeira fase, 135 postos de iluminação pública instalados nas principais artérias e nalgumas infra-estruturas públicas, como hospital, comando da polícia e escolas.
O director provincial de Energia e Águas, André Camilo, disse que a instalação de sistemas de iluminação através de energia solar é uma iniciativa do Governo Provincial, que começou no Chitato e vai ser extensivo a todos os municípios, de forma a tornar as ruas iluminadas e a diminuir os índices de criminalidade durante a noite.
André Camilo explicou que as autoridades locais optaram pelas energias renováveis, por serem limpas e desse modo contribuírem para um meio ambiente saudável. “A melhoria das condições de vida da população vai continuar a ser uma prioridade do Governo  que, aos poucos, vai pondo à disposição infra-estruturas essências que garantam o bem-estar das pessoas”, referiu.  
A província tem registado nos últimos tempos o surgimento de alguns grupos de marginais que põem em causa a ordem e tranquilidade públicas, razão pela qual se tornou indispensável manter iluminadas as principais ruas das cidades e vilas, para desencorajar actos praticados pelos marginais e facilitar o trabalho de policiamento durante a noite. A falta de iluminação pública, acrescentou o director provincial de Energia e Águas, também está na origem de muitos acidentes rodoviários que acontecem na província da Lunda Norte.

Colocação de semáforos

No município de Lucapa, o governador inaugurou o sistema de semáforos, que vai contribuir para a regulação do trânsito e diminuir os acidentes de viação, que ocorrem com uma média diária de seis a sete casos.
A desorganização do trânsito no município de Lucapa é fundamentalmente protagonizada pelos motociclos e o governador destacou o impacto deste investimento na diminuição das mortes por acidentes de viação.
Foram colocados no Lucapa 15 semáforos nos principais entroncamentos e rotundas, que na opinião dos munícipes vai de alguma forma ordenar a regulação do trânsito naquela circunscrição, onde estão em curso diversas acções de impacto social, para melhorar a qualidade de vida da população.  Das obras, destaque para a construção de escolas e unidades hospitalares.

Tempo

Multimédia