Províncias

Vila do Nzagi tem iluminação pública

Tstdoro Santula | Cambulo

A população da vila do Nzagi, a 90 quilómetros da cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, beneficia desde sábado da nova rede de iluminação pública e domiciliária.

Grupo gerador instalado para o fornecimento de energia à vila diamantífera do Nzage
Fotografia: Benjamim Cândido|Cambulo

A população da vila do Nzagi, a 90 quilómetros da cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, beneficia desde sábado da nova rede de iluminação pública e domiciliária. O sistema é composto por um gerador de 500 kva, com capacidade para abastecer energia eléctrica os consumidores domésticos e 27 candeeiros de iluminação pública. Foi inaugurado pelo governador da Província da Lunda-Norter, Ernesto Muangala, acompanhado pela ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira.
O director provincial de Energia e Águas, André Camilo, referiu os esforços do Governo Provincial que visam dar soluções que garantam a melhoria das condições sociais básicas das populações.
André Camilo disse que apesar da reposição do sistema de fornecimento de energia eléctrica à vila do Nzagi, há ainda algumas dificuldades, sobretudo no abastecimento de combustível para o gerador. Garantiu que o programa de abastecimento de energia eléctrica às populações vai ser extensivo às restantes sedes municipais e comunais.
A vila do Nzagi é o segundo maior centro urbano, da província da Lunda- Norte, a seguir à cidade do Dundo e tem implantadas as infra-estruturas de energia eléctrica pública e domiciliária há mais de cinquenta anos.
Técnicos do sector apontam para a necessidade de garantir a manutenção e ajustamentos técnicos da rede de distribuição eléctrica da vila do Nzagi, para se adequar ao crescimento da população na zona urbana e a aquisição de novos sistemas de produção eléctrica, com maior capacidade para atender às necessidades.O actual sistema vai funcionar, numa primeira fase, no período nocturno, com o horário compreendido entre as 17h00 e as seis horas da manhã.

Tempo

Multimédia