Províncias

Xá-Muteba tem novos empreendimentos

Victorino Matias | Xá-Muteba

As populações das regedorias de Quitamba Quia Queta e Mongua Quinguri, a cinco e 14 quilómetros da sede municipal de Xá-Muteba, província da Lunda Norte, dispõem, desde terça-feira, de duas novas escolas, com cinco salas cada, inauguradas pela vice-governadora para o sector Politico e Social, Angélica Ihungo.

Mais crianças do interior da província da Lunda Norte em idade escolar vão ser inseridas no sistema normal de ensino e aprendizagem
Fotografia: Jornal de Angola

As novas escolas foram erguidas no âmbito do Programa de Combate à Pobreza e concebidas para albergar 2.100 alunos, em três turnos, tendo em conta as necessidades pedagógicas das zonas afastadas da sede e o cumprimento das normas da reforma educativa.
O encarregado de obras da empresa MFK, responsável pela construção das duas escolas, informou que, para a concretização do projecto, a Administração Municipal de Xá-Muteba investiu  mais de 37 milhões de kwanzas.
Manuel Kiowa afirmou que a sua empresa está disponível para celebrar contratos de novas empreitadas com as autoridades locais, pois, conforme sublinhou, a intenção é contribuir para o desenvolvimento harmonioso da região.
A obra permitiu criar 20 novos postos de trabalho aos jovens formados nos centros de formação profissional da Lunda Norte, principalmente nas áreas de serralharia, carpintaria, electricidade e canalização. A vice-governadora procedeu, igualmente, à inauguração de infra-estruturas de impacto social, com realce para um auditório público com 220 lugares, destinado à realização e promoção de actividades lúdicas e culturais, no quadro das políticas que visam criar espaços de lazer para a juventude.

Expansão da rede escolar e sanitária


O sector da Saúde, a nível da circunscrição municipal, também foi reforçado, com a entrada em funcionamento de um depósito de medicamentos, com capacidade para armazenar 80 toneladas de diversos fármacos. O equipamento sanitário, construído em oito meses, está implantado numa área de 120 metros quadrados.
 O administrador municipal de Xá-Muteba, João Warinhenga, afirmou que são prioritárias as acções que visam a expansão da rede escolar, sobretudo nas zonas de maior aglomeração populacional. “Estamos fortemente apostados na criação de políticas que visam a expansão da rede escolar, principalmente naquelas zonas onde vive muita gente e com crianças em idade escolar”, adiantou
O depósito de medicamentos vai servir como base de distribuição aos centros e postos médicos do município e aos hospitais municipais do Capenda Camulemba, Cuango, Caungula e Lubalo.
A inauguração de infra-estruturas sociais no município de Xá-Muteba  enquadra-se nas comemorações dos 12  anos de Paz.

Tempo

Multimédia