Províncias

Xá Muteba eleva produção agrícola

Isidoro Samutula | Xá Muteba

As grandes apostas nos sectores da Agricultura, Educação e Saúde, no município de Xá Muteba, província da Lunda Norte, permitiram elevar os níveis de produtividade agrícola, aumentar o número de escolas e expandir a rede sanitária da região, revelou, ontem, em comunicado, a administração municipal.

Governo Provincial coloca sector agrícola entre as grandes prioridades do programa de desenvolvimento
Fotografia: Cândido Benjamim | Xá Muteba

O documento da Administração Municipal de Xá Muteba refere  que em 2014 foram produzidas 40 toneladas de milho, 30 toneladas de feijão, 54 toneladas de mandioca, 5,850 toneladas de hortícolas e três  toneladas de batata-doce.
Foram cultivados  320 hectares de terras, por 81 associações de camponeses e 14 cooperativas agrícolas que operam no município. Os êxitos alcançados na produção agrícola, refere o comunicado da Administração Municipal de Xá Muteba, contaram  com a participação da Estação de Desenvolvimento Agrícola (EDA), que distribuiu aos agricultores imputs e insumos agrícolas, como  milho, feijão manteiga e sementes de hortofrutícolas.
Para melhorar os níveis de produção agrícola, a Administração Municipal de Xá Muteba compromete-se, a partir do próximo ano, a criar incentivos locais para estimular as associações de camponeses, fazendeiros e cooperativas agrícolas, com a aquisição de tractores e alfaias.
O documento da administração destaca o facto de as principais culturas apresentarem variações e aponta o contexto agrogeológico e a falta de regularidade das chuvas na região como factores naturais que concorrem negativamente para a queda da produção de algumas culturas essenciais. O sector da E­ducação regista actualmente grandes avanços em   Xá Muteba, com   novas salas de aulas, que  permitem a inserção de mais crianças no sistema de ensino e o enquadramento de novos professores.
Está em curso a construção de mais quatro escolas, nos bairros Lué, Kui ya Kaiombo, Ngonga N­gola e  na sede municipal para o ensino primário e do segundo ciclo. A administração municipal prevê ainda este ano construir mais  escolas  nos bairros São João, Bote, Muhende e Kiluange Kia Kassange.
Actualmente o município conta com 20 escolas, das quais uma do segundo ciclo, com 90 salas de aulas e 183 professores. No presente ano lectivo  estão matriculados 10.922 alunos. No sector da Saúde, o município de Xá Muteba conta com oito unidades sanitárias, 53 enfermeiros e um médico.
O relatório aponta a malária, doenças diarreicas agudas, doenças respiratórias agudas, febre ­tifóide, tuberculose e as infecções transmissíveis sexualmente  como as doenças mais frequentes. Um centro materno-infantil, dois postos de saúde no Lué e Ngonga-Ngola, residências para médicos, enfermeiros e uma sala de raio-X estão em construção.
O hospital municipal com capacidade para 60 camas é construído em breve, assim como o sanatório municipal com capacidade para 30 camas, uma cadeia de frio e postos de saúde nas localidades de Bote, Cavuba, Candombe, Vungula e Caissesse.

Tempo

Multimédia