Províncias

Administração de Saurimo distribui lotes aos munícipes

João Salvo | Saurimo

A Administração Municipal de Saurimo entregou 629 lotes de terras a munícipes que viviam em zonas de risco, anunciou ontem o director municipal de Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente (OTUA).

População de Saurimo e arredores é aconselhada a evitar construir em zonas de risco
Fotografia: António Soares

Wilson Chipema explicou que os lotes foram distribuídos nas localidades de Luari, nos arredores da cidade de Saurimo. O trabalho prossegue com o levantamento de outras zonas consideradas de risco, tendo sido já identificadas 130 casas no bairro Nzaji, também no município de Saurimo.
O director do OTUA aconselha os moradores que insistem em viver em zonas de risco, com destaque para os bairros de Luavuri e Txizainga I, no sentido de mudarem de comportamento, para não sofrerem com os efeitos das calamidades naturais.
No quadro da prevenção contra as calamidades naturais, a Administração Municipal de Saurimo promove campanhas de sensibilização junto das comunidades, no sentido de manterem o saneamento básico, limpando as valas de drenagem de águas pluviais, a fim de evitar-se inundações, sobretudo nesta época chuvosa.
Nesta tarefa está também o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), que continua a apelar às famílias para acatarem as medidas de segurança baixadas pelas autoridades, para se evitar desastres, segundo Wilson Chipema.        

Tempo

Multimédia