Províncias

Água para todos nas torneiras de Samupafu

Camuanga Júlia | Saurimo

“Lamba hiliahwa” (terminou o sofrimento) foi a expressão em tchokwe  usada pela governadora da Lunda-Sul, Cândida Narciso, ao inaugurar ontem os chafarizes na localidade de Samupafu, a 20 quilómetros da cidade de Saurimo.

Governadora da Lunda-Sul Cândida Narciso abre a torneira durante o acto de inauguração
Fotografia: Filipe Botelho

“Lamba hiliahwa” (terminou o sofrimento) foi a expressão em tchokwe  usada pela governadora da Lunda-Sul, Cândida Narciso, ao inaugurar ontem os chafarizes na localidade de Samupafu, a 20 quilómetros da cidade de Saurimo.
O novo sistema de abastecimento bombeia água para um tanque com 40.000 litros, a partir do qual abastece por gravidade a lavandaria e dois chafarizes do bairro, onde também já funciona uma escola do primeiro nível.
O soba António Martins destacou a importância do sistema de abastecimento de água potável para a comunidade e pediu à governadora provincial para ampliar a escola e construir um posto médico.
Muzaya André foi ao chafariz mais próximo de sua casa, abriu a torneira e encheu o recipiente: “agora tenho ao lado de casa água com qualidade”, disse. Cândida Narciso reafirmou o compromisso do Executivo em continuar a trabalhar para o bem-estar das populações.
Sublinhou os desafios enfrentados no domínio da reconstrução do país, apontou os sucessos na recuperação de estradas, escolas, hospitais, e apelou à confiança naquele que sempre esteve ao lado do povo durante os tempos mais difíceis, o Presidente José Eduardo dos Santos.A governadora da Lunda-Sul pediu à população de Samupafu para recusar as confusões, intrigas e insinuações.
No quadro da sua política de expansão, para aproximar os serviços básicos à população, o Banco de Comércio e Indústria (BCI), inaugurou, ontem, a segunda dependência, no principal mercado de Saurimo, no bairro Kandembe, junto à via que dá acesso a Malange. A governadora Cândia Narciso, que cortou a fita, destacou a ampliação de oportunidades de financiamento para impulsionar o crescimento da província e promover os negócios.
O administrador do BCI para a área comercial, João Fredi Batalha, disse que a localização estratégica do novo balcão vai contribuir para a redução das bichas nos balcões da cidade e vai ser prestado um serviço de qualidade e em segurança aos vendedores do mercado.

Tempo

Multimédia