Províncias

Alunos vencem concurso

Um grupo de três estudantes da quarta, quinta e sexta classe do município de Saurimo, capital da província da Lunda Sul, venceu o concurso “Estudar Kuya”.

Concurso visa incentivar os estudantes do primeiro nível à pesquisa e investigação
Fotografia: Dombele Bernardo

Os estudantes Fátima da Costa, quarta classe, Eunice Viriato, quinta classe e Felisberto Moreira, sexta classe, levaram para casa um computador portátil, um telemóvel e uma mochila com material didáctico.
Os estudantes, com dez anos de idade, superaram os seus colegas do primeiro nível, obtendo dez valores nos testes de redacção sobre Angola, composição, leitura, estudo sobre o meio e diferentes equações, na disciplina de matemática.
Na segunda posição ficaram os estudantes Noé Cândido (Cacolo), Óscar Mussele (Muconda) e Domingos Isaías (Dala).
Os vencedores manifestaram-se satisfeitos por este feito e comprometeram-se a continuar a estudar para vencer os próximos concursos, aproveitando a oportunidade para aconselhar os demais alunos a engajarem-se nos estudos.
O director provincial da Educação da Lunda Sul, Isaías Sacagima, considerou positiva a participação dos alunos, tendo garantido que actividades do género vão continuar em todas as instituições escolares públicas e privadas, para consolidar as conquistas já alcançadas no sector.
O concurso, que contou com 12 finalistas dos quatro municípios, como Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, é uma promoção do Governo Provincial em parceria com a Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, e visa incentivar os estudantes do primeiro nível à pesquisa e investigação científica.
A final do concurso foi testemunhada pela governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso e pelo vice-governador para o sector social e político, João Manaça.

Tempo

Multimédia