Províncias

Amor eterniza compromisso com o batuque

Adão Diogo| Dala

O ritmo produzido pela agilidade das mãos sobre a pele gasta de quatro batuques artesanais acentua o erotismo nos movimentos executados pelos praticantes da txianda e da mitingi, também conhecida por dança dos ricos

Limão Txipululu é uma estrela do firmamento cultural
Fotografia: Dombele Bernardo

O ritmo produzido pela agilidade das mãos sobre a pele gasta de quatro batuques artesanais acentua o erotismo nos movimentos executados pelos praticantes da txianda e da mitingi, também conhecida por dança dos ricos. Da experiência adquirida pelo ancião Limão Txipululu, 66 anos, 44 dos quais a tocar o instrumento, resulta a magia que anima as festas. As vozes são unânimes em reconhecê-lo como um exímio praticante. É por isso que o título de mestre assenta-lhe que nem uma luva.
Conta que a aprendizagem da arte durante a etapa da circuncisão, ainda menino, cedo despertou a sua vocação “e penso tocar batuque até à morte”, garantiu o ancião, cuja presença em palco transmite respeito e confiança. A robustez e calos nas palmas e dedos das mãos atestam o sacrifício de milhares de batidas sobre superfícies ásperas, que por vezes produziam sangramentos, sem qualquer contrato para remuneração do serviço prestado.
Também exímio dançarino de txianda, toca com rigor e em simultâneo dois batuques, igual número de chocalhos atados nos pulsos, cantando como vocalista principal, sem desrespeitar a cadência produzida por outros instrumentos dos companheiros que integram a banda. Ultrapassou “as dores nas mãos por longas sessões em palco e o pesadelo da superstição de considerarem que a prática do batuque por longos anos gera “a impotência sexual, e nos casos mais graves, infertilidade”.
Nota que o seu empenho despertou pouco interesse nos jovens, pelas iniciativas que teve para transmitir a experiência duma arte secular da cultura angolana. Reconhece qualidades no seu irmão menor, que afirma convicto "será o herdeiro, do que muito amo, desde a adolescência".

Tempo

Multimédia