Províncias

Áreas da Educação e Saúde destacadas no ano passado

Adão Diogo | Saurimo

Os projectos realizados ao longo do ano findo na Província da Lunda Sul, pelos sectores da Educação, Energia e Águas despontam das restantes esferas, pelo nível de cobertura e impacto social e áreas contempladas, visando a melhoria da qualidade de vidas das populações.

Expansão dos serviços de Saúde permite baixar os índices de mortalidade na Lunda Sul
Fotografia: Jornal de Angola

Segundo o director provincial da Educação, Isaías Sakajima, o número de salas nas escolas, que em 2012 era de 779, passou para 900, distribuídas por 230 escolas no ensino de base, facto que permitiu a inserção de 150.500 alunos, cujo aproveitamento ronda agora os 85 por cento.
Os investimentos realizados no sector da Saúde permitiram a construção de um novo hospital e uma maternidade, com capacidade para 120 camas cada, casa para velórios, bloco operatório, todos na cidade de Saurimo, onde as comunidades situadas nos bairros periféricos de Tchizaínga II e Kandembe testemunham a conclusão de obras de dois novos centros de saúde.
O director provincial do sector de Energia e Águas, Tito Kassongo, sublinhou que o Programa Água para Todos beneficiou mais de 8.600 habitantes, em várias comunidades rurais.  Os esforços governamentais contemplam ainda a melhoria das redes de distribuição das sedes municipais. Num esforço de melhorar a qualidade da água, os governadores da Região Leste apostaram na construção de um laboratório, devidamente equipado, cuja  inauguração está para breve.

Tempo

Multimédia