Províncias

Atendimento grátis na feira da saúde

João Salvo | Saurimo

Mais de 600 pessoas beneficiaram ontem, em Saurimo, de consultas médicas grátis, durante uma feira organizada no mercado do bairro Candembe, arredores da cidade, numa promoção da Direcção Provincial da Lunda-Sul da Saúde, em parceria com a Associação de Estudantes Angolanos Formados em Cuba.

Habitantes de Saurimo estão a receber assistência médica
Fotografia: Paulo Mulaza|Edições Novembro

A iniciativa ocorreu numa altura em que as estatísticas fornecidas pelas autoridades sanitárias da província apontam para mais de 44.270 casos de malária, notificados de Janeiro a Maio, que resultaram em 74 óbitos hospitalares.
Segundo a directora provincial da Saúde, Maria Dina Segunda, a feira visa despertar a consciência dos cidadãos para a observância de medidas preventivas contra várias doenças, como a desnutrição severa, febre tifóide, tensão arterial, malária e as provocadas por VIH/SIDA.
Os técnicos de saúde distribuíram medicamentos e sopa às pessoas submetidas às consultas e garantiram que acções do género estão previstas em outras localidades do município de Saurimo.            
Satisfeitos com o humanismo no atendimento e em posse de medicamentos para cura das enfermidades notificadas, Carlos Sozinho e Rebeca Nacatongo defendem a multiplicação de oportunidades do género no seio das comunidades, para facilitar as pessoas mais desfavorecidas e reduzir as enchentes em hospitais.

Tempo

Multimédia