Províncias

Aumenta a pesca da tilápia

Flávia Massua | Saurimo

Os níveis de captura da tilápia (cacusso), na província da Lunda Sul, podem aumentar de 11 mil toneladas em 2015, para 25 mil este ano, garantiu ontem o director da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

Projecto da piscicultura foi criado com base no programa de combate à fome e à pobreza e prevê a produção de milhares de alvinos
Fotografia: Eduardo Pedro

Elias Zeca Satxinene disse que os níveis de captura da tilápia resulta do aumento da reprodução de peixes nos tanques instalados na zona de Mona Quimbundo, local escolhido para a concepção do projecto de piscicultura, onde se prevê a introdução de mais de 100 mil alvinos revertidos, (peixe extraído dos ovos para criação).
O projecto, criado à base de um protocolo no âmbito do Programa de Desenvolvimento Económico e Social da província da Lunda Sul, conta com o apoio da Sociedade Mineira de Catoca SMC, desde 2012, com base nas acções estratégicas das autoridades locais de combate à pobreza.
O director da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas considerou importante o projecto que começou com a introdução de seis mil alvinos adquiridos na Zâmbia, recordando que actualmente fala-se em mais de 25 mil toneladas de captura, o que constitui um grande ganho.  Para uma melhor distribuição do peixe, Elias Zeca Satxinene, disse que o sector da Agricultura assinou um convénio com supermercados e similares para a venda do produto.
A Direcção Provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas perspectiva instalar uma peixaria devidamente equipada na cidade de Saurimo, para facilitar a venda a retalho aos cidadãos, concluiu Elias Zeca Satxinene.

Tempo

Multimédia