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Autoridades da Lunda Sul defendem ensino especial

A governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso, defendeu a necessidade da implementação do ensino especializado no meio rural, para que este se transforme em importante espaço de geração de postos de trabalho e de rendimento.

Fotografia: João Salvo| Edições Novembro- Lunda Sul


Cândida Narciso referiu que a execução deste programa nas zonas rurais ajudaria ainda que estas comunidades se tornassem em espaços para fomentar novas relações sociais, promovendo, deste modo, a inclusão e a cidadania.
A governadora salientou que é fundamental que se definam políticas públicas na área educacional que priorizem o ensino voltado para os anseios do campo, tendo em conta que, até há pouco tempo, a província tinha a maior parte da população a viver na zona rural.
Cândida Narciso, que falava no final da reunião ordinária do Conselho Provincial de Auscultação e Concertação Social, disse que combater a pobreza e melhorar as condições de vida no meio rural exigirá levar o conhecimento em todas as instituições no sujeito colectivo do campo. Para a governante, é fundamental que se tenha em conta a importância do desenvolvimento deste meio e a garantia dos direitos dos seus moradores, visando a efectiva promoção da igualdade e da justiça social no país.“Ao colocarmos à disposição dos nossos jovens instituições de formação agrária, damos um passo importante no cumprimento do direito à formação especializada às comunidades rurais, para que as mesmas se desenvolvam de forma sustentável”, acrescentou a governadora.
No entanto, avançou que só isso não basta, por ser ainda necessário um forte trabalho no recrutamento de pessoal docente competente, gestores elevadores, selecção criteriosa dos instruendos e a participação activa da sociedade civil organizada.
Desta forma, refere Cândida Narciso, vai ser possível oferecer-se uma educação escolar de qualidade, efectivando este direito às famílias rurais.
Durante a reunião, os participantes analisaram a adesão dos jovens ao programa “Projovem”, o estudo sobre o funcionamento da Escola Técnica Agrária e a criação do seu corpo directivo, bem como a selecção de professores.

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