Províncias

Brigada de Jovens Solidários dá sangue

Jovens da Brigada de Jovens Solidários da província da Lunda Sul doaram sangue à Hemoterapia do Hospital Geral, num gesto testemunhado pela governadora Cândida Narciso.

Iniciativa dos jovens resulta do pedido dos responsáveis sobre importância de dar sangue
Fotografia: Paulo Mulaza

A secretária executiva da Brigada, Zila da Conceição, disse que pretendeu com o gesto dar resposta ao pedido das autoridades e permitir que o hospital tenha reservas para acudir às gestantes, às vítimas de acidentes de viação e outros pacientes.
A directora do Hospital Geral da Lunda Sul, Hortênsia Miguel, considerou uma mais-valia o gesto da Brigada Jovens Solidários. Gestos como este ajudam a reduzir mortes, principalmente gestantes e crianças, que têm sido as mais afectadas por doenças que influenciam o surgimento de anemia.
O maior número de doações na hemoterapia é proveniente dos jovens afectos a organizações religiosas, partidos políticos e familiares.

Distribuição de mosquiteiros

A Direcção Provincial da Saúde na província da Lunda Sul procedeu, no município de Saurimo, à abertura da campanha de distribuição gratuita de mosquiteiros tratados com insecticida de longa duração à população, visando reduzir os casos de malária nas comunidades.
Durante a campanha prevê-se distribuir  250 mil mosquiteiros impregnados, um a cada membro de uma família.
O acto de abertura foi orientado pela governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso. O coordenador executivo do Programa Nacional da luta contra a malária, Francisco Teles, disse que os mosquiteiros são distribuídos porta-a-porta por equipas de activistas voluntários, compostas por mobilizadores e supervisores que têm a responsabilidade de explicar à população da províncioa da Lunda Lunda a importância do uso do mosquiteiro.

Tempo

Multimédia