Províncias

Caritas ajuda famílias com portadores do VIH

Kamuanga Júlia | Saurimo

Pelo menos nove dos 20 chefes de família portadores do VIH/SIDA, controlados pela Caritas de Angola na Lunda-Sul, beneficiam este mês de micro créditos, para permitir a criação de pequenos negócios e melhoria da sua qualidade de vida.

Área de prestação de serviços é uma das escolhidas pelos beneficiários dos micro créditos
Fotografia: Edições Novembro

Em declaração à imprensa, o coordenador daquela Organização Não Governamental, afecta à Igreja Católica, João Morais, explicou que a assistência, enquadrada no projecto denominado “Porta para a Vida”, iniciado em 2018, é financiado pela Caritas dos Estados Unidos da América e já beneficiou onze famílias na primeira fase, cada uma com 60 mil kwanzas, a serem reembolsados num período de seis meses. 

Sublinhou que o projecto, que conta com o apoio de 25 voluntários da mesma congregação, realiza regularmente visitas domiciliares às famílias com membros com VIH/SIDA, prestando apoio psicológico.
Para o êxito dos trabalhos, João Morais anunciou a chegada na Lunda-Sul, dentro de sete dias, da consultora do projecto, para orientar uma formação dirigida aos voluntários, sobre os métodos da realização de visitas, técnicas de diálogo, deontologia e ética diante das famílias com portadores do VIH/SIDA.
No mesmo período, a coordenadora vai efectuar uma revisão de documentos dos primeiros beneficiários do micro crédito e apresentação de novos critérios de cedência de valores, que têm contribuído para a melhoria da dieta alimentar de várias famílias.

Tempo

Multimédia