Províncias

Casos de diabetes e tensão arterial estão a preocupar

Kamuanga Júlia | Saurimo

Cerca de metade das 500 pessoas consultadas na quarta-feira, em Saurimo, Lunda-Sul, por estudantes da Faculdade de Medicina acusaram níveis elevados de açúcar no sangue e tensão arterial alta.

Jovens da província são os mais afectados
Fotografia: Jornal de Angola |

Os futuros médicos atribuem a situação, detectada maioritariamente em jovens entre os 20 a 30 anos, ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
O vice-presidente da Associação dos Estudantes de Medicina, Gomes Chipilica, sugeriu um trabalha pedagógico junto da população, para incutir a cultura de controlo regular da tensão arterial, níveis de açúcar e o estado serológico, para evitar surpresas desagradáveis.
Referiu, ainda, a necessidade das autoridades sanitárias da Lunda-Sul a realizarem estudos exaustivos para definirem um conjunto de acções compatíveis com a realidade de Saurimo e circunscrições do interior da província.
A iniciativa dos estudantes da Falculdade de Medicina da Lunda-Sul foi aplaudida pelos munícipes que foram consultados, por ser um incentivo à mudança do estilo de vida e um contributo para o combate às doenças negligenciadas. “Estamos satisfeitos”, disseram.

Tempo

Multimédia