Províncias

Catoca é exemplo na exploração de diamantes e nas acções de preservação do meio ambiente

Adão Diogo | Saurimo

O engajamento na pesquisa, estudo e definição de acções viáveis à devolução do equilíbrio no meio ambiente, alterado pela exploração de diamantes, coloca a Sociedade Mineira de Catoca (SMC) no topo da lista de empresas exemplares no que tange ao respeito à natureza.

Catoca na preservação do meio ambiente
Fotografia: Dombele Bernardo

O engajamento na pesquisa, estudo e definição de acções viáveis à devolução do equilíbrio no meio ambiente, alterado pela exploração de diamantes, coloca a Sociedade Mineira de Catoca (SMC) no topo da lista de empresas exemplares no que tange ao respeito à natureza.
Pensando no homem, e no meio que o rodeia, a SMC criou há seis anos um departamento do Ambiente cuja intervenção reduziu o impacto da poluição, nas suas múltiplas vertentes, e elevou a segurança no trabalho. De acordo com a responsável do departamento, Engrácia Soito, os programas inscritos no projecto contemplam, entre outras iniciativas, a educação das comunidades circunvizinhas, retenção de solos, reposição da vegetação original e introdução de espécies exóticas para ornamentação, cursos de água, nos espaços devastados, para incentivar o regresso da fauna e estabilizar o meio.
O êxito sobre os programas assenta na criação de viveiros contendo em média mais de 10.000 mudas de espécies variadas, dentro das necessidades previstas.

Responsabilidade social


Catoca garante a distribuição diária de 24.000 merendas escolares, à base de leite e pão de soja, material didáctico às crianças e sexta básica aos professores, dentro e fora da sua área de jurisdição, onde intervém, igualmente, em programas de alfabetização. Parte dos seus técnicos integra o corpo docente da Escola Superior Politécnica da província.  Edificou escolas, parque e espaços para lazer, nas comunidades assistidas, no domínio do abastecimento de água. Incentiva a prática da agricultura criando cooperativas agropecuárias, tirando proveito da fertilidade dos solos e fartura de água.

Apoio ao desenvolvimento

No quadro de uma parceria sólida com o governo local, o departamento de sustentabilidade participa num projecto destinado ao fomento da cultura da mandioca, numa perspectiva de gizar a sua industrialização. A lista de especialidades eleitas neste domínio abarca o relançamento da fruticultura e piscicultura. Os subscritores do convénio auguram, por esta via, fortalecer as bases de conhecimentos no seio das famílias camponesas, para aumentarem as colheitas, através do melhoramento das técnicas de cultivo, utilização de espécies precoces, mais produtivas e resistentes às adversidades do meio.
Constam também dos objectivos traçados a intervenção de instituições que trabalham no domínio da formação no campo, a fim de dar suporte aos ciclos de capacitação, para o fomento empresarial, constituição de cooperativas/associações e travar o êxodo rural de jovens.

Avanços

Segundo o representante de Catoca no projecto João Reis, a plantação de mandioca em dois campos marca, na prática, o início dos ensaios no programa, para permitir a definição dos métodos adequados para o cultivo e apostar na multiplicação das espécies seleccionadas.
A sustentabilidade do projecto abarca, a médio prazo, a garantia de stocks para a produção de amido, e de outros derivados, para intervir no melhoramento da merenda escolar, e rações para o gado.
Representa o culminar de uma cooperação antiga, e a necessidade de manter o impacto, no quadro da responsabilidade social. A vulgarização do seu cultivo passa pela criação de um aporte tecnológico e de melhoramento, numa estratégia de aumentar o impacto do produto no mercado.

Piscicultura


O fim da etapa chuvosa propicia a preparação de condições para a criação de tanques e para o arranque da piscicultura no meio rural.
“As acções programadas decorrem dentro dos prazos previstos, tendo nalguns casos sido antecipadas, precavendo alterações de ordem climática.
Constam das estratégias definidas, a procura de parceiros para garantir a formação de empresários e pessoas com experiência nesta área.

Tempo

Multimédia