Províncias

Cazoa e Mucuamuilo com serviços básicos

João Salvo | Saurimo

Cazoa e Mucuamuilo, município de Dala, com cerca de 800 habitantes, têm desde ontem água potável e um posto de saúde.

Cazoa e Mucuamuilo, município de Dala, com cerca de 800 habitantes, têm desde ontem água potável e um posto de saúde.
O sistema de água potável, instalado no âmbito do programa “Água para Todos” é suportado por um tanque reservatório com capacidade para bombear cerca de 20 mil litros por dia.
O director provincial da Energia e Água, Tito Kassongo, afirmou que o sistema dispõe igualmente de uma lavandaria, balneários masculino e feminino e três chafarizes.
O posto de saúde, capaz de atender diariamente mais de 20 pessoas, tem consultório médico, salas de internamento para adultos e crianças, banco de urgência, farmácia e dois gabinetes, além de área para atendimento. />Os sobas das localidades, Zeferino Saipandji e Domingos Mucuamuilo, enalteceram a iniciativa do Governo Provincial e pediram que sejam construídas casas para professores e enfermeiros, bem como escolas, instalada a rede de comunicação, distribuídos instrumentos de trabalhos e reabilitadas estradas.
O vice-governador da Lunda-Sul para o sector económico e produtivo, que inaugurou o sistema de água e o posto de saúde, declarou que a instalação de serviços sociais nas comunidades rurais tem o objectivo de fazer com que a população não precise de sair das zonas onde vive para usufruir dos direitos que tem.
Nelson Daniel apelou a população ao uso racional dos equipamentos inaugurados para poderem durar muitos anos.

Tempo

Multimédia