Províncias

Celeridade no atendimento satisfaz cidadãos em Saurimo

Kamuanga Júlia | Saurimo

Munícipes de Saurimo, na Lunda-Sul, estão satisfeitos com a celeridade na emissão de assentos de nascimento e do bilhete de identidade.

Fotografia: DR

O sentimento foi manifestado durante as visitas efectuadas pelo governador Daniel Neto aos órgãos dependentes do sector da Justiça, Tribunal, Procuradoria Geral da República e SIAC.
No sector da Justiça, Daniel Neto soube do delegado provincial, Izildo Paulo, que as obras do edifício multiusos estão paralisadas há quatro anos, por falta de dinheiro para honrar os compromissos contratuais com a empreiteira CIMALESTE.
Em relação à PGR, a juíza presidente do Tribunal Provincial, Teresa Culeca, disse que os sete magistrados trabalham em condições precárias, para respeitar os prazos legais na tramitação de processos que envolvem centenas de reclusos maioritariamente em regime carcerário na unidade prisional de Luzia, situada a cerca de 15 quilómetros do centro da cidade de Saurimo.
Para atenuar o défice em habitação para os procuradores e juízes, Teresa Culeca avançou que estão em curso obras de reabilitação de quatro apartamentos do tipo T2, no bairro urbano 11 de Novembro, em Saurimo.
Do porta-voz do Governo Provincial, Dinis Armando, a imprensa soube que o governador defendeu a necessidade das administrações municipais apoiarem o sector da Justiça e aproximar os serviços aos cidadãos nas zonas recônditas.
O Gabinete Provincial de Infra-Estruturas, ainda de acordo com o porta-voz do Governo, deve criar as condições para a conclusão urgente das casas para alojar de forma condigna os magistrados.
No pátio da Conservatória de Registo Civil, Augusta Eva, 28 anos, aguarda pela emissão do assento de nascimento, para tratar, pela primeira vez, o bilhete de identidade. A disponibilidade dos técnicos e atenção na execução do trabalho justifica a descontracção no rosto na cidadã, sentada numa das cadeiras da sala. O atendimento diário nos serviços de identificação ronda entre 30 a 40 solicitações de fixação de assentos de nascimento.

Tempo

Multimédia