Províncias

Centro materno infantil em Muconda

Kamuanga Júlia | Saurimo

A governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso, inaugurou no município de Muconda, a 190 quilómetros de Saurimo,  um Centro Materno Infantil com capacidade para atender uma centena de crianças e mulheres grávidas, no âmbito dos 46 anos de existência da sede municipal, assinalado segunda-feira.

O centro foi inaugurado pela governadora Cândida Narciso e tem capacidade para atender uma centena de crianças e mulheres grávidas
Fotografia: Kamuanga Júlia | Saurimo

O referido centro dispõe, entre outras áreas de serviço, recepção, salas de parto e pós-parto, com incubadora, área de internamento, farmácia, laboratório de análises clínicas, pediatria, consulta pré-natal e planeamento familiar. A governadora Cândida Narciso reiterou o empenho do Executivo na expansão dos serviços de saúde a todas as localidades e referiu que o Centro vai contribuir para uma assistência condigna à população e apelou aos técnicos a preservarem o equipamento.
A directora do centro, Cristina Pedro, elogiou o esforço do Executivo na criação de políticas que visam melhorar a qualidade dos serviços básicos à população. No âmbito das celebrações dos 46 anos de existência da vila de Muconda, a governadora da Lunda sul, Cândida Narciso, inaugurou também uma creche com capacidade de albergar 100 crianças.
Este é o primeiro de uma série de centros infantis que a Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social pretende abrir nos próximos tempos, com o objectivo de garantir um crescimento saudável às crianças, de acordo com a directora Natália Iculo.
Os munícipes testemunharam também o lançamento da primeira pedra para a construção do Mercado Municipal, com capacidade para três mil lugares.

Tempo

Multimédia