Províncias

Chuvas provocam mortes

João Salvo e Flávia Massua | Saurimo

As chuvas na Lunda-Sul causaram este ano três mortes, a destruição de 18 casas, entre as quais uma igreja, e a inundação de oito lavras, disse aos jornalistas uma fonte dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB).

Quedas pluviométricas causaram a destruição de várias residências e provocaram um curto-circuito originando a morte de três pessoas
Fotografia: Jornal de Angola

O chefe de Gabinete de Estudos, Informação e Análise do (SPCB) afirmou que está a ser analisada a situação de 192 famílias que vivem em zonas de risco nos bairros suburbanos de Txizaínga I, Kamahundu, Kalussanze e Manauto para lhes ser prestada assistência.
A par disso, referiu, foram entregues 200 chapas de zinco a cinco famílias do bairro 11 de Novembro, em Saurimo, vítimas de um incêndio provocado por curto-circuito. Os bombeiros registaram até Março 22 incêndios que causaram também três mortes, cinco feridos e prejuízos superiores a três milhões de kwanzas . Por outro lado, o reitor da Universidade Lusíada de Angola anunciou que começa a ser construída este ano, na cidade de Saurimo, um Instituto Superior, num terreno cedido pelo Governo Provincial, que entra em funcionamento em 2014.
Mário Pinto de Andrade disse que o novo estabelecimento de ensino vai leccionar cursos de Informática e de Arquitectura.

Tempo

Multimédia