Províncias

Cidade aumenta capacidade na distribuição de energia

João Salvo| Saurimo

Dentro de um ano a cidade de Saurimo, na província da Lunda Sul, vai dispor de uma nova central térmica com capacidade para gerar mais de 19.6 mega watt de energia, anunciou ontem o director regional da Empresa Pública de Produção de Energia (PRODEL).

Construção da nova central térmica visa o reforço da actual capacidade de energia eléctrica
Fotografia: Ja Imagens

Manuel Paulo Muteca deu a informação durante uma visita efectuada pela governadora provincial, Cândida Narciso, aos empreendimentos económicos e sociais da província que serviu para contatar o seu estado funcional.
A construção da nova central térmica tem como objectivo reforçar a actual capacidade instalada de cerca de 17 mega watt, produzidos a partir da hidroeléctrica de Chicapa e da Central Térmica de Chicumina, instalada nos arredores de Saurimo.
Sobre o funcionamento da actual central termoeléctrica, Manuel Muteca explicou que houve uma redução da capacidade de fornecimento de energia de 100 para 40 por cento à cidade de Saurimo devido a uma aviaria registada em dois dos cinco grupos geradores.
A governadora elogiou a iniciativa da PRODEL, por contribuir na melhoria da qualidade de vida das populações através do aumento da capacidade de distribuição de energia eléctrica.
Quanto à visita às direcções provinciais da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Agricultura, Comércio, Hotelaria e Turismo, Geologia, Minas e Indústria e Energia e Águas, a governadora Cândida Narciso destacou que a mesma vai moralizar os técnicos para um melhor desempenho nas actividades laborais.

Tempo

Multimédia