Províncias

Cidade de Saurimo com mais energia

Kamuanga Júlia | Saurimo

As restrições no fornecimento de energia eléctrica à cidade de Saurimo, na sequência de trabalhos de manutenção do sistema, estão a ser ultrapassadas, com a entrada em funcionamento, no final de semana,  de uma das três turbinas, disse ontem o chefe de secção eléctrica da empresa Hidrochicapa.

Kiabaca Nsimba garantiu que os trabalhos de manutenção constituem um exercício normal, executado todos os anos no tempo seco. O processo de  manutenção geral está previsto para três meses.
O técnico ressaltou que a escassez de água na albufeira reduziu o nível de produção, de quatro para três megawatt, por turbina, facto ressentido pelos consumidores sujeitos à alternância, em termos de acesso à energia eléctrica.
Em situação normal, a Hidrochicapa gera 16 megawatt, repartidos equitativamente por quatro grupos, três dos quais destinados a colmatar, em 50 por cento, as necessidades de energia da Sociedade Mineira de Catoca, a 35 quilómetros de Saurimo.
Durante três meses, altura em que terminam os trabalhos de manutenção, o fornecimento de energia vai continuar a ser alternado e apenas por 12 horas por dia, nos bairros  Verde, Acampamento e Txizaínga, disse António Tximupi, da  área técnica da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).

Tempo

Multimédia