Províncias

Combate às drogas reforçado nas escolas

Jovens e adolescentes estudantes de Saurimo, na província da Lunda-Sul, foram ontem aconselhados a evitar práticas indecorosas, principalmente o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas.


   A palestra foi realizada no Instituto Médio Politécnico da Lunda-Sul, numa iniciativa da Associação Provincial de Luta Contra as Drogas (APLCD), com o objectivo de desencorajar o consumo de substâncias nocivas à saúde ou que alterem o funcionamento normal do organismo humano.
   Com o tema “Consequências do uso das drogas”, o evento juntou mais de 200 participantes, entre alunos, pais e encarregados de educação, para despertar a consciência dos estudantes sobre os transtornos que os consumidores experimentam devido esta prática nociva.
   O presidente executivo da APLCD, Tito Augusto, disse que a organização da actividade é uma resposta ao apelo de alunos, depois de estes constatarem que muitos dos seus colegas carregavam, de forma simulada, garrafas térmicas onde introduziam bebidas alcoólicas, em vez café, chá ou leite. “O álcool era consumido no interior da escola, durante actividades lúdicas promovidas aos finais de semana”, lamenta.
Tito Augusto apelou os pais para redobrarem a vigilância, criarem climas de diálogo permanente e ocuparem os filhos em actividades úteis, para evitarem cair em práticas maléficas.
    O programa da APLCD inscreve a realização de campanhas de sensibilização para se combater o risco do consumo de bebidas alcoólicas e de outras substâncias nocivas.                       

Tempo

Multimédia