Províncias

Criada auditoria para prevenção de mortes

João Salvo| Saurimo

Um comité de auditoria foi constituído ontem em Saurimo pela Direcção Provincial da Saúde, para diminuição de casos de mortes maternas no Hospital Geral da Lunda Sul.

Comité vai contribuir para a salvaguarda da vida da população feminina da região
Fotografia: Eduardo Pedro

O comité vai trabalhar para promover a busca activa e sistemática de casos de óbitos de mulheres em idade fértil mediante articulação com as diversas fontes de informação, notificar semanalmente a Direcção Provincial da Saúde, com vista a obter os dados reais de mortes ocorridas nos centros hospitalares e nas comunidades.
A comissão de auditoria vai igualmente proceder à investigação epidemiológica de mulheres nesta faixa etária com casos confirmados ou não.
O director provincial da Saúde na Lunda Sul, Costa Samuquinda, destacou as vantagens da constituição do comité, uma vez que o mesmo vai contribuir para a salvaguarda da vida da população feminina da região.
A medida consta das estratégias do Governo Provincial da Lunda Sul, que visam contribuir para a diminuição de mortes maternas. O directorprovincial da Saúde, Costa Samuquinda, reiterou o apelo aos profissionais do sector no sentido de redobrarem esforços para a dinamização dos serviços e dignificar cada vez mais a classe. A governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso, aplaudiu a iniciativa e pediu aos recém-empossados para que expandam as informações sobre o projecto, no sentido de ajudarem a dirimir os tabus que ainda prevalecem no seio das comunidades e evitarem as mortes maternas.  O comité integra 15 membros, estando a sua coordenação sob responsabilidade de Hortência Miguel, que é coadjuvada por Isaac Txozo e Olga António, no cargo de secretária.

Tempo

Multimédia