Províncias

Criada comissão aeroportuária

Flávia Massua| Saurimo

A Comissão Aeroportuária de Facilitação e Segurança de Aviação Civil (CAFASEAC), criada a nível da Lunda Sul, para garantir maior controlo da actividade, começou a funcionar desde quarta-feira, com a cerimónia de tomada de posse dos seus 14 membros dirigida pela governadora da Lunda Sul, Cãndida Narciso.

A referida comissão integra responsáveis da ENANA, TAAG, INAMET e efectivos da Força Aérea Nacional, Polícia Nacional, dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Organizações Santos Bikuku, Instituto de Desenvolvimento Florestal, além do Governo e de outros parceiros.
Cândida Narciso disse que a iniciativa visa cumprir com os padrões e orientações reconhecidos internacionalmente na aviação civil. A governante exprimiu palavras de encorajamento nesta nova tarefa, aos quais pediu maior empenho, com vista a contribuírem para a segurança das viajantes e dos equipamentos do aeroporto. O director nacional de Segurança Civil e Bombeiros, Francisco Martins, disse  que a medida surge na sequência de uma orientação da Organização Internacional de Aviação Civil para o controlo eficaz das zonas aeroportuárias e garantir melhor operacionalidade, regularidade e eficiência de trabalho.
Fernando Martins explicou que comissões criadas em aeroportos para o cumprimento escrupuloso dos decretos presidenciais n.º 809, de 2 Junho, e 130/10, de Julho de 2015, que estabelecem o sistema de facilitação e segurança da aviação, não foram cumpridos.

Tempo

Multimédia