Províncias

Crianças prontas para prevenir doenças

João Salvo | Saurimo

Crianças da Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA) na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, vão estar melhor preparadas, nos próximos tempos, para contribuírem na prevenção de casos de malária, poliomielite e dengue no seio familiar, após terem participado ontem numa palestra sobre educação sanitária.

Durante o acto, que visou incentivar a luta contra as referidas doenças, o palestrante, o radialista Joaquim Freitas “Tio Quim”, apelou os pequenos para velarem mais pela sua higiene pessoal e do lar, no sentido de evitarem as referidas enfermidades.
Quim Freitas explicou aos petizes sobre os sintomas, sinais das doenças e as medidas preventivas, apontando o combate ao lixo, baratas, mosquitos, ratos, baratas, tendo aconselhado ainda as mães a cumprirem com o calendário de vacinação dos filhos.
Durante a palestra, o funcionário da Rádio Luanda, do grupo Radiodifusão Nacional de Angola (RNA), desencorajou ainda os meninos da OPA ao recurso à cábula, por ser uma prática prejudicial, com uma mancha significativa no currículo do aluno. 
No acto, que serviu para o radialista apresentar o seu novo livro “A mensagem do Kaluanda Piô”, foram dados vários subsídios para que as crianças consigam ajudar na melhoria da saúde, através de conselhos abordados mediante ilustrações e abordagem simples e pedagógicas.

Tempo

Multimédia