Províncias

Deontologia profissional deve nortear actividade

Kamuanga Júlia | Saurimo

A governadora provincial da Lunda Sul considerou fundamental a observância da ética e deontologia profissional dos enfermeiros, por ser uma das obrigações permanentes para que se possa prestar um serviço mais humanizada à população.

Cândida Narciso, que falava nas comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, assinado na segunda-feira, defendeu a criação de ciclos de formação contínua, para que os profissionais da saúde possam dominar as novas técnicas, sobretudo no manuseamento de equipamentos, instalados no quadro da inovação dos serviços da Saúde.
A governadora considerou importante a data, por ser um momento ideal para que todos reflectam sobre a prestação individual e os investimentos que continuam a ser feitos neste sector vital para a vida humana, em prol da melhoria das condições de trabalho e da assistência médica e medicamentosa.
O presidente da Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA) na província, Miguel Daniel, realçou o empenho dos profissionais da saúde, pelo papel decisivo na identificação das necessidades da população.
A Ordem dos Enfermeiros de Angola a nível da província tem inscritos 832 enfermeiros, entre licenciados, bacharéis, técnicos médios e básicos.
 Os enfermeiros, na sua mensagem, solicitaram apoio ao Governo Provincial da Lunda Sul para a formação e aumento do nível académico dos profissionais e a criação de cursos de promoção, através da Escola Técnica de Enfermagem existente na região.
A criação de condições paro estudo dos profissionais das unidades sanitárias, cursos de formação a nível local, de um núcleo superior de enfermagem, foram algumas das propostas apresentadas pelos profissionais da saúde.
A governadora provincial aproveitou a ocasião para proceder a entrega de quatro viaturas de apoio aos enfermeiros que se destacaram ao longo do ano e duas ambulâncias, uma para o Hospital Geral de Saurimo e outra para o Hospital Militar, para facilitar a transferência de pacientes em estado grave.

Tempo

Multimédia