Províncias

Desassoreamento para repor caudal

Flávia Massua | Saurimo

Os trabalhos de desassoreamento do rio Muangueji, nas imediações da cidade de Saurimo, na Lunda-Sul, começaram no passado fim-de-semana.

Os trabalhos de desassoreamento do rio Muangueji, nas imediações da cidade de Saurimo, na Lunda-Sul, começaram no passado fim-de-semana.
A intervenção visa regularizar o leito, repor  o caudal de água e o verde da paisagem devastada, que no passado inspirou cantores e atraiu banhistas.
Para atenuar os transtornos na circulação enquanto decorre o trabalho de remoção de areia e outros detritos, numa extensão de 400 metros, previstos, numa primeira fase, a equipa de técnicos chineses e angolanos abriu uma via alternativa.

Novas obras

O director provincial da Geologia e Minas, Gildo Carlos Massua, explica que o contrato subscrito com os executores do projecto prevê que a areia retirada do leito, matéria-prima indispensável para a Jean Sung utilizar na construção de um novo estádio de futebol, com capacidade para 25 mil espectadores, sirva como pagamento.
A senhora Idalina Makongo, 41 anos, que durante a reportagem lavava roupa, na escassa água turva do rio, antevê o regresso aos “velhos e bons tempos”. Este desejo palpita no seio de transeuntes e outros frequentadores do local.
Na região, refira-se, estão em curso várias acções de impacto social, que visam melhorar o nível de vida da população.

Tempo

Multimédia