Províncias

Distribuição de energia aumenta em Saurimo

Flávia Massua | Saurimo

A capacidade de distribuição de energia eléctrica, a partir da central termoeléctrica de Txicumina, principal fonte de abastecimento à cidade de Saurimo, capital da província da Lunda-Sul, pode aumentar, até à próxima semana, de 1.6 para 8 megawatts, revelou o presidente do Conselho da Administração da Prodel.

Cidade de Saurimo fica mais iluminada nos próximos dias
Fotografia: Edições Novembro

O engenheiro José António Neto, garante igualmente outro aumento da capacidade de distribuição para daqui a sete meses, de mais 19.6 megawatts.
A cidade de Saurimo é alimentada também por quatro megawatts de energia provenientes da barragem hidroeléctrica de Chicapa, de acordo com o protocolo de entendimento com a Sociedade Mineira de Catoca (SMC).
Durante um encontro mantido com o governador provincial, Ernesto Kiteculo, José Neto avançou também a intenção da empresa de instalar um outro projecto, com 19.6 megawats, em grupos geradores, nas imediações da futura centralidade de Saurimo, para banir as restrições na cidade e na periferia.
A central termoeléctrica de Txicumina dispunha de quatro grupos geradores, com capacidade de 7.5 megawatts, três dos quais estão paralisados há alguns meses, por avaria.
O governador Kiteculo manifesta a pretensão de recuperar as máquinas, em tempo oportuno.
O governador provincial da Lunda-Sul acredita na melhoria da distribuição de energia na cidade e arredores, por constituir um dos “maiores problemas no seio da população” de Saurimo.

Tempo

Multimédia