Províncias

Escola Superior abre com novos cursos

Adão Diogo | Saurimo

A Escola Superior Pedagógica (ESP) da Lunda-Sul vai passar a ter, a partir deste este ano, cursos de administração/gestão, história/­geo­grafia, matemática e Pedagogia até ao grau de licenciatura, garantiu em Saurimo a sua directora.

Madalena Caji afirmou que a grande preocupação é a escassez de salas e laboratórios
Fotografia: Jornal de Angola

A Escola Superior Pedagógica (ESP) da Lunda-Sul vai passar a ter, a partir deste este ano, cursos de administração/gestão, história/­geo­grafia, matemática e Pedagogia até ao grau de licenciatura, garantiu em Saurimo a sua directora. Madalena Caji referiu que a escola vai receber, neste ano lectivo, 1.100 estudantes. 
A directora da ESP lembrou que, até ao ano passado, o instituto leccionava somente os cursos de mineração/ambiente, construção civil e metalurgia/materiais e apenas, a nível de bacharelato.
Madalena Caji, que falava na abertura do ano lectivo, afirmou que a grande preocupação é a escassez de salas e de laboratórios para os cursos de engenharia, tendo em conta o número de candidatos inscritos para a única instituição de ensino superior na província. “Estamos a negociar com as instituições de ensino médio para colmar a falta de salas de aulas”, disse.
A directora da Escola Superior Pedagógica da Lunda Sul mostrou-se, igualmente, preocupada com as dificuldades de absorção, pelo mercado de trabalho, sobretudo de quadros formados em engenharia, não obstante as disponibilidades reveladas pelas construtoras Mota Engil, 7 Cunhas, Hidrochicapa e a Sociedade Mineira do Catoca.

Tempo

Multimédia