Províncias

Escola Técnica Agrária pronta dentro de um ano

Kamuanga Júlia | Mona Quimbundo

A primeira pedra para a construção da Escola Técnica Agrária de Mona Quimbundo foi colocada sábado pela governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso, na presença dos secretários executivos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Angola (PADA) e de representantes dos ministérios da Agricultura e da Educação.

O estabelecimento de ensino, com capacidade para 240 alunos, dos quais 90 em regime de internato, fica concluído dentro de 12 meses. A construção está orçada em 11 milhões de dólares e é financiada pelo PADA, em parceria com o Governo da Suíça.
A escola fica situada a cerca de 50 quilómetros da cidade de Saurimo, numa área de dez hectares. O edifício principal terá 14 salas de aula, dois laboratórios de Informática, Biologia e Química, biblioteca, enfermaria, refeitório, dormitório e zonas de lazer.
O complexo escolar terá casas para os funcionários, campo de produção, aviário, currais, oficina e parque de estacionamento de máquinas agrícolas.
O estabelecimento de ensino vai formar técnicos em agricultura, pecuária, recursos florestais e piscicultura.
A governadora Cândida Narciso assinalou a importância da escola para a formação técnico-profissional dos jovens e o desenvolvimento económico e social da província da Lunda Sul.

Tempo

Multimédia