Províncias

Escola Técnica de Enfermagem reforçou o mercado de trabalho

Camuanga Júlia | Saurimo

A província da Lunda-Sul dispõe de 120 novos enfermeiros, que concluíram um curso com a duração de dois anos.

A província da Lunda-Sul dispõe de 120 novos enfermeiros, que concluíram um curso com a duração de dois anos.
Os enfermeiros formaram-se na Escola Técnica de Enfermagem (ETE). Foram seleccionados em finais de 2009, através de um concurso público, para a frequência do curso. Os enfermeiros receberam, entre outras, aulas de anatomia, fisiologia humana, microbiologia, deontologia e desenvolvimento comunitário.
Para o próximo ano, o sector da Saúde na província perspectiva o aumento para 12 do número de salas na escola de enfermagem, instituição que precisa igualmente de um anfiteatro. /> A escola dispõe, entre outras áreas de trabalho, de três salas pré-fabricadas. A Escola Técnica de Enfermagem, que funciona com um défice de 15 docentes indispensáveis às aulas práticas em laboratórios e de especialistas com formação geral, precisa ainda de um biblioteca e transporte para os professores.
As autoridades sanitárias da província da Lunda-Sul têm desenvolvido várias acções, como a  construção de postos de saúde e  admissão de médicos e enfermeiros, para baixar os índices de mortalidade nas comunidades.

Tempo

Multimédia