Províncias

Famílias desalojadas recebem apoio

Adão Diogo! Saurimo

A situação crítica em que viviam cerca de 150 famílias desalojadas pelas chuvas registadas a meio da semana passada, em Saurimo, capital da Lunda-Sul, foi amenizada

A situação crítica em que viviam cerca de 150 famílias desalojadas pelas chuvas registadas a meio da semana passada, em Saurimo, capital da Lunda-Sul, foi amenizada, com a distribuição de alimentos, cobertores e utensílios de cozinha, adquiridos pelo governo e distribuídos pelo Ministério da Assistência e Reinserção Social (MINARS), para garantir uma assistência de emergência.
Carlos Chondo, chefe de uma família de sete membros, que vive numa parte da casa que escapou ao desabamento, no bairro Nhama, confirma e enaltece a ajuda do governo, marcada pela distribuição de farinha de milho, óleo, massa alimentar, arroz, roupa usada e cobertores. As famílias sinistradas aguardam por chapas de zinco, para concluírem a reconstrução das suas casas. Com este primeiro passo, a direcção local do MINARS pretendeu diminuir o sofrimento da população afectada, tendo em conta a profundidade dos danos causados pelas chuvas. Entretanto, prevê-se para os próximos dias um quadro ainda mais dramático, que irá requerer maior intervenção no domínio da assistência social, com bens alimentares de primeira necessidade, materiais de construção e outros meios. Numa informação subscrita pela directora local daquela instituição, Natália Ikulo, o sector solicita apoio à estrutura central, para repor os stocks nos armazéns “totalmente vazios, a fim de fazer face às situações que possam ocorrer”.

Tempo

Multimédia