Províncias

Famílias rurais recebem apoios para agricultura

João Salvo | Saurimo

O Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) na Lunda-Sul distribuiu sementes de hortícolas a famílias camponesas, representadas em associações e cooperativas de agricultores, no quadro do programa de fomento agrícola.

Domingos Muaiola, responsável local do IDA, disse que a instituição que dirige desenvolve um trabalho de acompanhamento e assistência a 9.577 camponeses, com vista a aperfeiçoarem as suas actividades.      
Elogiou a decisão tomada pelas administrações municipais de integrarem nos seus planos de acção a aquisição de sementes e instrumentos agrícolas, para apoiar os camponeses, contribuindo deste modo no Programa de Combate à Pobreza.
Da lista de dificuldades apresentadas pelos camponeses, o responsável do IDA destacou a falta de meios mecanizados, que permitam desenvolver a agricultura, e de técnicos para acompanhar os agricultores da região.
Estas dificuldades têm contribuído negativamente no asseguramento do aumento da produção agrícola a nível daquela parcela da província da Lunda-Sul.
O responsável disse que, apesar dos esforços abnegados pelas autoridades governamentais e parceiros regulares, é necessário que faça mais, em termos de apoio aos camponeses da região.
Disse que os apoios aos camponeses incentivam o aumento e a qualidade na produção local.

Tempo

Multimédia